O que você procura?

Quais são as diferenças entre Portaria Remota e Portaria Virtual ?

Quais são as diferenças entre Portaria Remota e Portaria Virtual ?

A Portaria Remota tem sido uma alternativa cada vez mais comum em condomínios que buscam aumentar sua segurança ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais.

Contudo, ao pesquisar a melhor empresa para executar o serviço de Portaria Remota, muitos gestores e proprietários costumam se confundirem ao deparar com os termos Portaria Remota e Portaria Virtual.

Afinal, existe alguma diferença prática entre todos esses termos ou a questão é apenas terminológica?

Portaria Virtual e Portaria Remota: Qual a diferença?

O termo Portaria Virtual começou a ser usado no mercado há cerca de seis anos por empresas pioneiras na instalação de “portarias à distância”, cujo monitoramento e gerenciamento de acessos são realizados integralmente por um operador remoto.

Segundo especialistas esse serviço remoto foi uma consequência natural dos avanços tecnológicos nos segmentos de hardwares e softwares de segurança, monitoramento e comunicação. Afinal, se naquele momento já era possível oferecer um monitoramento de câmeras e alarmes com qualidade, por que não incluir um atendimento remoto e então oferecer todo o pacote como uma solução única e inovadora?

Com o passar do tempo algumas empresas do segmento de segurança patrimonial começaram a oferecer um serviço semelhante à Portaria Virtual, porém limitado ao monitoramento de alarmes e câmeras de segurança. Algumas, inclusive, deixando a autorização (ou não) do acesso aos visitantes sob responsabilidade dos próprios moradores.

Devido essa “descaracterizando” da Portaria Virtual –  que deixou de ser considerado pelos consumidores uma solução completa para gerenciamento à distância de condomínios para se tornar um serviço limitado de monitoramento – o mercado começou a classificá-la da seguinte forma:

  • Portaria Virtual Passiva: É aquela que não possui operadores remotos ou gestão de acesso. Basicamente, a portaria do condomínio funciona de forma automatizada, sem interferência humana. As empresas que oferecem este serviço geralmente cobram apenas pela instalação e manutenção mensal dos equipamentos.
  • Portaria Virtual Ativa: É a Portaria Virtual “original”, que conta com operadores remotos especializados e gerenciamento de acesso à distância. Neste caso a empresa também fica responsável pelo monitoramento 24h e gestão de acessos ao condomínio.

Atualmente, a Portaria Virtual Passiva é representada apenas por “Portaria Virtual”, e a Portaria Virtual Ativa – que é a solução mais completa e eficaz – é chamada de Portaria Remota.

E essa segunda é exatamente a especialidade da AutomSecurity.

Conseguiu entender a diferença entre Portaria Virtual e Portaria Remota? Se não, deixe a sua dúvida nos comentários e responderemos o mais rápido possível.

Quais são as diferenças entre Portaria Remota e Portaria Virtual ?
4.5 (90%) 2 votes